PROJETO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DE EJA E COORDENAÇÃO DO PROFESSOR JOSIMAR APRESENTA RESULTADOS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

O Professor/Mestre e Doutor  Josimar Araújo tem tido uma vida dedicada a preservação da natureza, vários experimentos em projetos de produção e plantio tem obtido resultados importantes e assim ele reergue, reproduz e sobretudo cuida do meio ambiente e repõe na natureza plantas nativas e adotadas pelo sertão seridoense.
Entre este está o ‘’Projeto de Produção e Plantio de Mudas de Maracujá do Mato, desenvolvido com a participação de alunos de EJA, da Escola Jesuíno Azevedo.

 

Essa parceria que envolve o Doutor Josimar e os estudantes é um combustível para o sucesso desses experimentos
O Maracujá do Mato, é uma fruta nativa do Semiárido Nordestino, resistente à seca e a uma série de pragas que atingem o maracujá comum.
 Quando era registrado em meio a caatinga no município de São José do Seridó (por volta da década de 1980), era consumido pela população que coletava os frutos em meio a caatinga.
 As secas e a pressão pelo gado tem contribuído para o desaparecimento do vegetal.
Em 2023, alunos da EJA produziram mudas do vegetal, para doação a comunidade e plantio em locais resguardado do gado. Uma das mudas plantadas no Projeto Guardiões da Natureza, em março de 2024, já teve início a floração.
A Importância de todo esse trabalho do Dr Josimar já é visível pela cidade e zona rural , com a parceria que envolve poder público, escolas e alunos Josimar tem conseguido dar o seu recado que a natureza poder ser recuperada e se ter um eco-sistema saudável e um mundo melhor para se viver.

Quer saber mais sobre o trabalho de Josimar Araújo acesse esse endereço

:https://www.instagram.com/josimar.professor.geografia/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *