“Se existirem 5 prioridades da próxima gestão de Caicó, uma delas tem que ser a construção de um novo matadouro público. A carne de sol faz parte da nossa identidade e os pequenos produtores precisam de um equipamento digno para abater os animais e preparar a carne antes dela ir pro mercado”, destacou a candidata a prefeita de Caicó, Sandra Kelly, durante reunião na noite dessa terça-feira (27), com a Associaçãoda Carne de Sol de Caicó.
A associação conta hoje com aproximadamente 35 associados, entre marchantes e produtores. Os relatos foram, por exemplo, o quanto a cadeia produtiva tem sido prejudicada pela falta do matadouro, comparando com exemplos de Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó e Florania que contam com bons abatedouros. Atualmente, menos de mil rezes são abatidas por mês no matadouro de Caicó e os supermercados, que compram carne de fora, são grandes concorrentes dos produtores locais.
O candidato a vice-prefeito, Airton Dias, defendeu ações articuladas entre o poder público, a associação e produtores para resgatar a qualidade e a fama da carne de Caicó.