O documentário Sabores Regionais do Seridó iniciou sua jornada de exibições em São José do Seridó, no Rio Grande do Norte, com sessões voltadas especialmente para o público escolar e grupos comunitários. A produção é fruto do trabalho coletivo de quatro artistas locais — Naumam Lucena, Fátima Simplício, Daniel Gomes e Fernando Martins — que decidiram retratar a rica tradição culinária do município e da região do Seridó potiguar.


Integrantes da Associação de Cantores, Compositores e Artistas Semelhantes de São José do Seridó (ACCAS) e da Filarmônica Jimmy Brito, os artistas participaram de uma oficina de audiovisual promovida pela ACCAS. Inspirados pela experiência, deram início ao projeto que ganhou forma e visibilidade por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do RN, Ministério da Cultura e Governo Federal.

As gravações do documentário foram realizadas em São José do Seridó e em outras cidades da região, revelando receitas, ingredientes e histórias que compõem o vasto patrimônio alimentar sertanejo. A primeira exibição ocorreu na quarta-feira, 23 de abril, às 13h, na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, destinada aos alunos do ensino regular. À noite, às 19h30, foi a vez dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Jesuíno Azevedo, assistirem ao filme.
As exibições continuam nesta semana com uma nova sessão no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), marcada para as 14h, dedicada ao grupo de idosos do Serviço de Convivência Isabel Teodomira Pereira. No dia 15 de maio, haverá uma sessão aberta ao público no CRAS, às 19h. Já no dia 17, o grupo promoverá uma oficina audiovisual no mesmo local, com início às 8h — as vagas são limitadas.
Reflexões e identidade cultural
Em postagem nas redes sociais, Fernando Martins compartilhou suas impressões sobre a sessão para os alunos da EJA:
“A exibição foi marcada por reflexões, trocas de experiências e um verdadeiro mergulho na riqueza da cultura alimentar seridoense, despertando nos alunos um novo olhar sobre identidade, memória e território.”
Ele também agradeceu à equipe escolar:
“Gostaríamos de agradecer, de forma especial, à diretora Bruna Gorgonho e a todos os professores que estiveram presentes, apoiando esse momento de valorização cultural e aprendizado coletivo. Acreditamos que ações como essa promovem não só o conhecimento, mas também o fortalecimento da autoestima dos alunos da EJA, reafirmando a importância de suas vivências e histórias no contexto da nossa cultura regional.”
O documentário Sabores Regionais do Seridó segue como uma celebração dos saberes e sabores da região, fortalecendo vínculos identitários e levando o público a um contato mais profundo com as raízes culturais do sertão potiguar.
“Seguimos firmes no propósito de valorizar e divulgar os saberes e sabores do nosso Seridó!” — finalizou Fernando Martins.
Fonte:Carlos Felipe